Quais são as suas prioridades?

Em que posição você tem colocado seu trabalho e sua família?

Se por um lado o trabalho é importante para a base financeira, a família é ainda mais, porque suas bases constroem valores essenciais para a vida toda.

Há quem pense que trabalho e família são coisas sem conexão, mas este pensamento não está correto! Isso porque a forma como você lida com as questões no trabalho, podem impactar negativamente o seu lado emocional e psicológico. A consequência disso, é chegar em casa com humor alterado, indisposição, cansaço excessivo e aquela vontade de dormir e não falar com ninguém.

O equilíbrio nas diferentes áreas da vida é a chave!

Aqui vão algumas dicas de como conciliar trabalho e família:

– Use a tecnologia a seu favor: Além de todas as facilidades que temos hoje através da internet, como pagamento de contas, acesso a informações, cultura, etc, podemos explorar mais o lado humano dessas facilidades.
Envie mensagens a quem você ama, faça uma ligação ou chamada de vídeo no intervalo do trabalho, acompanhe as lições das crianças, etc. Acredite, ações simples como essas fazem toda a diferença!

– Trabalho é trabalho:

Não deixe que o universo profissional invada o seu ambiente familiar quando estiver em casa.

– Super-homem, Super-mulher:

Não se engane, isso acontece apenas nos filmes de hollywood! Divida as tarefas e responsabilidades, delegue mais quando possível, crie uma rotina organizacional, não coloque todas as cargas sobre os seus ombros. Mais uma vez, busque o equilíbrio!

– Não tenho tempo!:

Essa é uma das principais desculpas que as pessoas usam. Sempre temos tempo! A questão está no valor que damos a algumas coisas e não a outras. Tem tempo para ver o Facebook, mas não tem tempo para brincar com o filho ou saber como foi o dia do seu marido, mãe, etc? Valorize os momentos com a família!

– Planeje suas férias:

Uma pequena viagem, passeios locais em sua cidade, um final de semana no sítio de algum amigo vai recarregar suas energias. Seja criativa! Porque não é necessário uma viagem para Cancun para descansar e curtir a vida. Mas se puder ir para Cancun, então vá!

Lembre-se: Tenha equilíbrio!